Deus Comerciante

Deus dinheiro

Deus negociante

 

            Um dia andando pelo centro da cidade onde moro recebi um panfleto que me chamou a atenção, (sim eu leio os panfletos e não jogo na rua), era um panfleto de anuncio de uma igreja evangélica, exatamente igual ao de uma loja qualquer e anunciando a fé como se anuncia um sapato em liquidação. Aquilo me assustou a mesma proporção que me irritou, não só era um desrespeito com a fé cristã, era também uma injustiça sem tamanho, aquilo era os que se dizem protestantes levando a fé de volta as condições pré-luteranas.

           

 

            A igreja universal do reino de Deus é só um exemplo de um fenômeno que está acontecendo no campo religioso, à capitalização da fé.

            Primeiramente um pouquinho de história. A igreja católica do século 16 era literalmente um comercio, cobrava-se para entrar nos templos, vendiam-se milhões de objetos supostamente sagrados, vendia-se a altos preços a salvação e o perdão aos pecados, instituía-se através dos dogmas cristãos uma forma muito lucrativa de vida. Grande parte dos clérigos eram casados e por vezes a igreja não passava de um ganha pão e uma forma de adquirir poder. Um dia um clérigo chamado Martinho Lutero, após ir a Roma e vislumbrar a magnificência da Igreja católica apostólica romana, decidiu fazer um ato de protesto e lançou 95 teses, que propunham o fim dos abusos cometidos pelo catolicismo e abolindo vários de seus dogmas, gerando assim um grande racha na igreja cristã e criando a igreja protestante.

            Resumindo o protestantismo surgiu para trazer a fé de volta para o centro de atenção da igreja e destituir o poder e o dinheiro do trono papal. Hoje pelo menos o dinheiro está voltando para onde foi tirado, sobe a bandeira do que lhe tirou o poder ele abre uma, duas, três igrejas no mesmo quarteirão às vezes vizinhas e competindo em gritos e em maneiras de extorquir o dinheiro dos fiéis. Certa vez ci um cartaz colado numa parede de uma instituição que vendia milagres, as igrejas dizem que para entrar no seu tem que pagar e em São Josè do Rio Preto temos um templo que cobra 5 reais de entrada. Tudo que Martinho Lutero desfez está voltando à tona.

            Toda essa expansão da igreja evangélica protestante não passa de uma releitura da igreja medieval, mais silenciosa, politicamente mais fraca, mas comercialmente muito superior.  Usa-se desde propaganda barata como panfletagem até discursos em altos brados, dignos de um populista, para convencer os fieis que eles tem que dar 10 por cento de tudo que tem para eles e ainda deixar semanalmente grandes quantias em oferendas, dopando-os de um fulgor religioso e fazendo-os acreditar em uma grande mentira. Mas o pior de tudo é que contrariamente a da igreja medieval que por ter poder atingia todas as classes sociais, incluindo reis, esses novos pequenos sanguessugas concentran-se na população pobre, desesperansosa e em massa analfabeta, tirando deles o pouco que ganham com muito suor a partir da promessa de uma vida melhor em outro mundo.

            Tal ato criminoso gera uma massa de pessoas afundadas em ignorância, andando pelo mundo sem compreendê-lo e achando que sabem mais do que os outros, presos em lendas sobre monstros presos em cartas, feitiços nos filmes da Disney e até pequenos demônios que vivendo dentro dos videogames da Nintendo. Uma seita bitolada que acredita friamente que Deus é um homem de negócios, um negociante de terrenos e que no dia do julgamento final vai ter uma listinha na mão de São Pedro dizendo quem pagou a quantia suficiente em dinheiro para passar. Desculpem-me a indelicadeza, mas é essa, alem de ser a maior blasfêmia da historia, e a concepção de Deus mais doentia que eu já vi.

            Ao mesmo tempo essa mesma seita concebeu o Deus mais perfeito que há para a nossa época, um Deus que incorpora o burguês, que mais é mais é o único no controle do mundo, funcionando perfeitamente com a maquina do sistema, mas esse é assunto para mais tarde.

~ por akirathelonewolf em 7 de Julho de 2009.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: