Mulheres de Atenas

chico buarque

“Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atena vivem por seus maridos…” As mulheres de Atenas há muito já não correspondem ao perfil da mulher contemporânea, no entanto, o peso de suas tradições ainda assombra as damas da atualidade.

            Já no paleolítico, nas primeiras sociedades patriarcais, as mulheres assumiram três funções fixas: reprodução, trato de filhotes e limpeza doméstica. Com o passar do tempo, as tocas se tornaram casas e a sociedade cresceu e evoluiu para formas mais sofisticadas, mas a mulher continuou com as mesmas funções. Todavia, já no final do século XX, um fato mudou o mundo, uma insurreição de esposa queimando sutiãs criou um movimento pela igualdade e pelo direito de assumirem novas funções.

            Dessa forma surgiu a mulher trabalhadora e com ela um preconceito. A taxa de desemprego entre homens, em 2006, era de 6%, no mesmo período daquele ano, entre as mulheres, a taxa de desemprego foi o dobro, apenas 11% dos cargos altos das grandes empresas pertencem a elas, e assim fica um breve resumo de dados, que prova a desigualdade. E mesmo aqueles que passa pelas adversidades e obtém a vitória ainda tem de voltar para seus lares e enfrentar a três tarefas primordialmente lhes impuseram. Enfim 40 anos após a revolução dos sexos os homens continuam a ser Atenienses.

            Negros e índios são os principais citados ao se falar de preconceito, por terem sido escravizadas e desde sempre taxados inferiores, mas mesmo eles podem achar respeito onde dominam. Todavia Jon Lenon já dizia; “A mulher é o negro do mundo”, o cantor, que largou a banda de maior sucesso da história para ficar com sua esposa, nos lembra que não há refúgio para a opressão contra a mulher. A mulher é a principal vítima de violência e preconceito onde quer que esteja e ainda na sociedade atual chega a ser vista como abjeto de troca, escravas e inferiores.

            “Elas não têm gosto ou vontade, nem defeito, nem qualidade, têm medo apenas.” A mulher de Atenas há muito se foi e não deixa saudades. È tempo , agora, de se extinguir o homem das cavernas que ainda impera e subjuga sem direito para tal.

~ por akirathelonewolf em 5 de Agosto de 2009.

Uma resposta to “Mulheres de Atenas”

  1. Realmente muito bom esse texto. As pessoas dizem que o mundo está mudando, mas são apenas palavras de um teatro escondendo o que há por trás das cortinas. Parabéns pelo texto. ^^

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: